Por enquanto é apenas uma  idéia para tentar contaminar as crianças do Centro Social Carisma com o vírus da Leitura, mas depois... depende de você!

 

Justificativas

 

O que queremos:

E se as nossas crianças e adolescentes do Centro Social Carisma fossem picadas pelo vírus da leitura?

Queremos de forma descompromissada e leve a levá-los a experimentar os livros. Nossas crianças tem uma defasagem muito grande, algumas nem sabem ler, pois estão em uma situação de vulnerabilidade social e para alguns, e na "cabecinha deles", a escola não faz muito sentido para elas. É claro que tentamos reverter esse caos e dar sentido e incentivo aos estudos. Pensando nisso, o Centro Social Carisma(que é onde trabalho) implantou o programa educando para cidadania, onde eles podem participar de várias oficinas: Música, Esporte e Informática (que é a minha oficina). Eles estudam em escolas regulares e depois das aulas, ao invés de ficarem na rua, eles participam do nosso projeto.

Agora que você já conhece o histórico das nossas crianças, vamos falar do projeto resumidamente:
Queremos fazer da leitura algo prazeroso e estimulante, por isso, abolimos fichas de leituras e controles. Substituímos por algo que eles conhecem bem, o ambiente de rede. Semanalmente serão distribuídos livros para os nossos alunos que compartilharão através de pequenos vídeos suas impressões e se curtiram ou não, durante uma roda de conversa com as turmas. A cada livro devolvido, outro poderá ser retirado.Eles opinarão  sobre os livros através de vídeos com as impressões do mesmo.
E com isso, estaremos compartilhando um bom conteúdo, que espero,  que replique e muitos sejam contaminados pelo vírus da leitura.

Que a rede seja invadida com resenhas mirins de suas aventuras nos livros. É claro que não será nada técnico ou profissional, a começar pelo meu vídeo, que é o primeiro que fiz (desculpe os erros de concordância, mas é que foi minha primeira vez, então dá um desconto pois não tenho familiaridade com câmeras, mas espero melhorar com o tempo).