Diga não a violência! Diga sim a Jesus! Não durma no ponto!

Não durma no ponto - No dia 26 de junho de 1997, no Rio de Janeiro, morreu o mendigo "Jorge Paulo". Imagino que, em meio às chamas, à dor e à miséria, ele clamava por socorro. No Brasil, inúmeros mendigos circulam pelas ruas da cidade e passam despercebidos aos nossos olhos. Como aquele fariseu (personagem da parábola contada por Jesus, a respeito do próximo), passamos de largo. Da mesma forma "passamos de largo" pelos meninos de rua, e meninos de lar... Meninos de lar??? Sim... Infelizmente os "meninos de lar". Eles são os filhos de pais da classe alta, média e baixa. Esses meninos também clamam por socorro. Parece que a sociedade perdeu o senso de limite e os meninos, sem rumo, ultrapassam os seus termos em busca de emoções fortes e satisfação para o seu ego e seus anseios. Alguns jovens descobriram que queimar mendigos enquanto dormem é uma forma de provocar fortes emoções. Desde o ocorrido com o índio pataxó, em Brasília, oito mendigos já foram atacados.

 Clamavam por socorro - Recentemente, ouvi o comentário de uma professora da rede estadual , que  em sua escola, alguns alunos provocaram um curto circuito, quase ocasionando um incêndio. Ainda não satisfeitos com o plano frustrado, eles pegaram as suas carteiras escolares e lançaram-nas violentamente contra a parede, destruindo-as. O caso foi parar na diretoria,  a qual ficou sem saber o que fazer diante de tal vandalismo. Na realidade, esses alunos clamavam por socorro. Eles queriam algo que provocasse fortes emoções dentro de si.

 Rua da amargura - São milhares de jovens, não só no Brasil, mas  no mundo todo, munidos de uma força interior e em busca de grandes emoções. O maligno, sabendo dessa força natural que existe dentro de cada um, procura neutralizá-la, induzindo esses jovens a matar, incendiar, saquear, drogar-se, prostituir-se, desistir, alienar-se, rebelar e outros tantos itens ruins que seria impossível enumerá-los. Com isso, esses jovens acabam tendo as suas forças diminuídas e até mesmo eliminadas. O futuro é assassinado, os sonhos são esvaídos e os objetivos destruídos. Resta-se apenas uma letargia, pois o diabo roubou-lhes os sonhos, ideais e enfim, a juventude. Tenho a impressão, de que um dia, o mendigo Jorge Paulo, foi um jovem no auge das suas forças, mas o diabo roubou-lhes seus sonhos e o deixou, literalmente, na rua da amargura.

 Vida em abundância - Esta crônica, não tem por objetivo descrever tragédias, mas é para mostrar que enquanto o diabo veio matar, roubar e destruir, Jesus veio para que todos tenham vida e vida em abundância.

 Renovo aqui o apelo feito pelo apóstolo João através da sua primeira carta:

 Vontade de Deus - Escrevo a vocês filhinhos,  porque conhecem o Pai. Escrevo a vocês pais, porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Escrevo a vocês jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram já venceram o Diabo.

Não amem o mundo, nem o que há  nele. Se vocês amam o mundo não amam a Deus o Pai. Nada que está no mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso vem do mundo. O mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas desejam, porém quem faz a vontade de Deus vive para sempre. *

 Ensinem seus filhos - Por isso pais, ensinem os seus filhos, desde pequeninos a andar nos caminhos de Deus. Ensine-lhes preciosidades constantes na palavra de Deus, que é a Bíblia. Leve-o a Escola Bíblica Dominical, não durma no ponto!

 Luz do mundo - Jovens cristãos, não durmam no ponto. Busquem o conhecimento na Bíblia. Deixe que a palavra de Deus penetre dentro de vocês para que os dardos inflamados do maligno não venham envenenar vocês. Sejam a luz do mundo no meio das trevas. Canalizem as suas forças em Cristo e sejam instrumentos nas mãos de Deus, a fim de levar a vida que é Jesus àqueles que clamam por socorro, quer sejam mendigos, meninos de rua ou meninos de lar.

 Armadura de Deus - Finalmente, unidos com o Senhor e por meio da força do seu grande poder, sejam fortes. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do diabo. **

 * - I João 2:14-17 - BLH

** - Efésios 6:10-11 - BLH

autora: Aurelina Silveira Ramos  - e-mail linolica@yahoo.com.br

 

voltar à página inicial  

voltar ao índice (pais & filhos)