Entrevista 3
(texto base : Evangelho João 5:1-16)
Você já conversou com alguém tão deprimido que ele nem te olha nos olhos?
Era um dia de festa. Havia muita gente ali, mas estava ali alguém que não estava em clima de festa.
Ele estava cabisbaixo, triste, olhando para um ponto fixo (águas paradas).
Jesus teve dó daquele homem, principalmente depois de saber que ele estava há 38 anos daquele jeito. Naquele mesmo lugar, naquela posição.
É... tem gente que se estagna na vida. Perde o seu alvo e só olha para baixo. E uma pessoa assim, perde até os amigos, de tão pessimista que ela é.
É difícil estar sozinho. As idéias não fluem e os movimentos ficam limitados.
Lá estava o paralítico... Jesus está ali, pertinho dele, se informando sobre ele e ele nem percebe. É... Jesus se interessa por você, homem. Ele quer saber tudo a seu respeito... Pena que você esteja aí tão distraído, tentando achar um anjo mexendo nas águas.
Jesus fala com o homem , se ele quer ficar bom - mas ele continua olhando nas águas paradas. Maquinalmente responde o que ele costuma responder para todos, em tom de autocomiseração:
- senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus poderia dizer: perdoados são os teus pecados... mas não adiantaria... ele não reconheceu a Jesus. Ele não olhou nos olhos do Mestre.
Jesus fala para ele:
- Levanta-te, toma o teu leito e anda.
E o homenzinho assim o fez... maquinalmente. Percebe que está andando... Mas será verdade? Tenta descobrir quem o curou... Tarde demais. A pessoa sumiu.
Ali está ele, sem poder agradecer, andando e carregando sua cama, em pleno sábado.
Dão uma bronca nele, por carregar sua cama no sábado.
Ele diz que alguém lhe curou, mas não sabe quem foi.
Que situação!
Vai ao templo para agradecer... Mas a quem agradecer?
Ouve uma voz dizendo: - Olha, já está curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
Era a mesma voz. Olha para a pessoa. Vê Jesus. Sim... É Jesus que o curou, dando-lhe instrução para não pecar mais. Para prosseguir sua vida.
Homem paralítico, levante-se. É... você que estava entrevado aí no seu leito. Apenas olhando para baixo... Olhe para cima, olhe nos olhos de Jesus, não fique olhando para o chão, pode ser que você não venha a reconhecer e agradecer aquele que te ajudou - e isso é muito mal. É... homem... Reconheça as pessoas que te ajudaram. Olhe para elas. Olhe nos seus olhos. Quando você fizer isso, verá que o caminhar não é tão difícil. É... homem... Jesus esteve tão pertinho de você e você nem lhe deu um abraço, um sorriso, um agradecimento. Apenas andou. Mas... vê se muda essa postura, homem... Seja grato a Jesus, por permitir-lhe andar.
Levante-se homem, prossiga, tenha objetivos, olhe para cima e principalmente olhe para Jesus, porque Ele te ama e quer te ajudar, sabe porque? Porque ele bem sabe o há no homem.