Entrevista 1

(texto base : Evangelho João 3:1-21)

Eu não sei se você é rico, ou seja, tenha muitas posses, empregados, e é respeitado onde vive por causa do seu status. Mas... sei que essa pessoa era. Ele tinha um nome bem forte na sociedade de Israel e imagino que vivia saindo na coluna social dos jornais. Ei... será que naquela época já havia jornais? Bom... acho que ainda não, mas por causa disso, sua entrevista teve que ser meio secreta. Foi a noite. Ninguém poderia saber de nada, senão poderia sair nas páginas dos principais jornais no outro dia pela  manhã. 

Dr. Nicodemos foi consultar o filho do carpinteiro, Jesus. 

Eu fico imaginando que naquele dia ele se armou de um monte de perguntas e argumentos. Aliás, argumentos era algo que ele sabia usar bem. Um homem cheio de argumentos, cheio de conhecimento. Estudou muito durante a sua vida. Conhecia o torah como poucos e com isso, tornou-se um dos principais religiosos da sua época. Nicodemos começou a arquitetar em sua mente uma frase de efeito para desarmar o seu entrevistado. Tinha que ser algo forte, um elogio. E se chamasse o entrevistado de mestre? O filho do carpinteiro de mestre? Bom... Apesar que esse filho do carpinteiro o surpreendia com suas atitudes, com as coisas que fazia. É... iria o chamar de mestre... Embora ele julgasse  que tivesse muito mais conhecimentos que essa pessoa. 

Mas... Nicodemos queria saber quem era esse homem que o deixava tão perplexo e inicia a sua entrevista. Ele já tinha as palavras prontas em sua mente, respira fundo e diz:

 - sabemos que você é mestre e que veio de Deus, e faz um monte de sinais que é impossível de um homem que não é vindo de Deus fazer... 

Jesus interrompe o discurso e diz... 

- sabe... se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 

Nicodemos não esperava por esse comentário. Isso desarmou aquele homem. E deixou-o mais em dúvida. Tantos anos para se construir um conhecimento... tanto tempo debruçado em livros... tanta filosofia... tanta ciência... Era ilógico tudo aquilo! Não podia ser e argumenta:

 - Como um homem pode nascer, sendo velho?

 Calmamente Jesus responde. Imagino o seu rosto iluminado. Sorrindo... 

- Se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 

Nicodemos já estava impaciente. Esse lance de nascer de novo. Virar bebê, ter que começar tudo de novo. O que faria com o seu conhecimento todo? E essa água, e esse Espírito?

É...  Nicodemos, enquanto você ficar preso ao seu próprio conhecimento vai ser difícil argumentar. Para se crer é necessário ter a fé de uma criança. Fé pura, sincera. Fé lavada pela água. Uma fé que simples. Sabe porque Nicodemos? Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho único para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Nicodemos é muito simples. Deus te ama e te ama tanto que enviou seu único filho ao mundo para que Ele sentisse o que os homens sentem e soubesse o que é ser humano. 

Até a morte Ele experimentou a morte, sabia? 

É... O filho de Deus experimentou a morte, mas reviveu. Tudo isso aconteceu para que você, Nicodemos, tivesse a vida também, basta crer. Mas... é difícil crer em tudo isso, quando se está tão cheio de outros conhecimentos. Nicodemos... desça do seu pedestral e olhe para Jesus! Sabe... Nicodemos, Deus , usa métodos naturais para que não choque tanto o homem, por isso, ele veio a esse mundo, como um bebezinho. Cresceu  e hoje gastou tempo conversando contigo. Ele não veio para julgar esse mundo, mas para manifestar o seu amor. As pessoas sábias, gostam de julgamento, de acusações, mas Ele veio para salvar o mundo. E isso choca as pessoas. Por isso, desça do seu conhecimento, e creia em Jesus. Sabe... a luz veio ao mundo, mas as pessoas preferiram a escuridão, com medo de romper com os seus padrões. Nicodemos... eu te aconselho... Nasça de novo. Creia que Deus te ama e que enviou Jesus para morrer por causa dos seus pecados. Creia que Ele veio para  iluminar o seu coração. Creia que Ele veio para te dar vida, só que...é melhor que você nasça de novo, porque com todo esse seu tamanho vai ser difícil. Só mais uma coisinha, ok? Não tente mascarar, é algo de dentro para fora, porque Ele bem sabe o que há no homem.

 

 

voltar à página inicial  

voltar ao índice (pais & filhos)