TROCANDO FIGURINHAS REFERENTE ÀS AULAS DE INFORMÁTICA

A cada bimestre, a nossa escola adota temas diversos (corpo humano, meio ambiente, pluralidade cultural, contos, etc.) Com base na temática bimestral, aproveito para inserir mídias e animações nas aulas de informática. Para isso, utilizo o CD - Abril Multimídia e Minha Primeira Enciclopédia. As mídias enriquecem o conteúdo dado em sala de aula.

A seguir, relato algumas das minhas experiências relacionadas aos projetos bimestrais. 

Trabalhando Contos

No ano passado, no último bimestre  da escola de ensino fundamental (1a. e 2a série),  foi adotado o tema "Contos" .  Visitei o site: www.sitededicas.com.br  e levei um livro virtual sem palavras do escrito Alberto Jorge. As crianças viram as gravuras em forma de animação e criaram a sua própria história (WordPad). Quase sem perceber elas contaram a história do seu jeito, criando a sua personagem, enredo e melhor ainda... seu trabalho pode ter um começo, um meio e um fim.

Obs.:

Como não temos internet na escola, eu fiz uma animaçãozinha em Flash e instalei no computador da escola.

Clique aqui para ver como ficou a animação e algumas historinhas das crianças.

Os trabalhos ficaram lindos e foi impresso um livrinho para cada criança. A minha maior gratificação foi ver cada criança  levando o seu livrinho para ler na hora do recreio (esse é o momento deles brincarem, esquecerem os livros... mas o entusiasmo foi tanto que optaram em levar seus livrinhos para o intervalo e ler as suas histórias).

Trabalhando com a pré escola

Na pré escola (pré1 e pré 2), também trabalhamos com projetos. Procuro sempre levar um CD Room  que mencione alguma coisa sobre o projeto em questão. Os prediletos das crianças são:

Dally Doo, A Casa de Franklin, O jardim de Peter Rabbit, Franklin Matemática, Imaginemos (1, 2 e 3), Bananas de Pijamas.

Como são apenas 4 equipamentos com multimídia, coloco o CD em apenas um equipamento e fazemos uma roda, explicamos o tema e fazemos uma atividade de um dos CDs. Nunca o CD é repetido na semana seguinte. Então eles ficam na expectativa. Após a atividade coletiva, eles vão para a atividade individual, ou seja,  pintam  um desenho em paint referente também ao tema e depois brincam com labibirinto  ou outro joguinho. Ao término da aula é ouvida a expressão: AHHHHHH... JÁ???

Interessante é que as vezes eles me param na rua para perguntar qual o CD será utilizado. Teve casos de uma aluna ligar para a minha casa para tentar descobrir qual o CD que seria utilizado.

Trabalhando com o Super Detetive

Nesse ano, estou trabalhando com as crianças da (2a. e 3a série) com o Super Detetive - esse projeto foi criado por mim e tem a minha cara.  Qual é o objetivo do super detetive? Ensinar conceitos de informática, gerar dentro da criança o desejo de ler, interpretar, entender e pesquisar; e aguçar o instinto de aventura que tem dentro de cada criança.  São 16 aulas sobre Windows e seus acessórios. O  pano de fundo é quando Juca Byte ganha um computador do pai e quer aprender a usá-lo corretamente,  daí recorre as aulas de informática e se empenha o bastante pois quer ser o super detetive.

 Ao término de cada uma das 16  aulas, tem um questionário com perguntas sobre o que foi explicado a ser respondido no próprio wordpad  e tem um super desafio, do tipo quebra cabeças, tangran, caixas, etc. (programas que tem por objetivo desenvolver o raciocínio lógico e busca de soluções)

  A cada aula a criança pode ganhar de 2 a 4 selos.  Bom... As crianças nem querem faltar nas aulas de informática, pois querem ganhar a maior quantidade de selos e serem premidas como  o super detetive. O prêmio é um diploma on-line em Flash (disquete) ou impresso (caso a criança não tenha computador)

E essas são as minhas experiências nas aulas de informática.

Se você quiser saber mais detalhes, ou relatar sua experiência escreva para mim: 

 e-mail linolica@yahoo.com.br

 

Atenção!!!!

Gente!!! Muita coisa mudou!!! Eu escrevi esse artigo no ano de 2002, então tá bem desatualizado. Quer saber como trabalho a informática educativa?  dá um pulinho no meu blog do freewebs - http://www.freewebs.com/linolica/ - entre no link de informática educativa. Eu disponibilizei a apostila do SuperDetetive pra você baixar e usar gratuitamente.

 

 


Índice Artigos                        Estante Virtual                    Página Inicial